Nos dias 26 e 27 de setembro tive a grata oportunidade de levar um pouco do que tenho aprendido com e sobre literatura de cordel para professores de português e artes da cidade de Estreito. Recebi o convite através da professora e Coordenadora Elana Abreu, que havia me prestigiado no lançamento dos meus cordéis em abril deste ano. Na oficina falamos sobre a história da literatura de cordel; cordelistas precursores e atuais; curiosidades sobre o Cordel; Sobre a estrutura do poema (verso, estrofes, métrica e rima); xilogravura; sobre o uso do cordel em sala de aula; sobre a escrita e leitura do gênero em nossa região; Técnicas para produção dos livretos, além de declamação de alguns poemas.
A oficina foi muito proveitosa e, creio eu, exitosa. Muitas dúvidas foram tiradas, trocamos ideias, rimos, aprendemos juntos, e no final o desafio foi cumprido: Um cordel coletivo foi escrito pelos participantes da oficina de forma belíssima.
Senti com essa experiência, que estou contribuindo um pouquinho com a educação através do cordel, pois tenho certeza que os conhecimentos que levei vão ajudar os professores lá na ponta, em suas salas de aula.
Poder passar para os professores um pouco da minha experiência com a escrita do cordel, foi uma grande oportunidade de começar a levar a ideia de formarmos novos escritores desta literatura e principalmente mais leitores em nossa região.
Me emocionou profundamente ao final da oficina, ouvir a declamação dos versos feitos ali na hora com a métrica redondinha, num poema cheio dos elementos que permearam a oficina, inclusive sentimento e emoção.
Quero agradecer a Elana, que foi fundamental para que a oficina tenha sido bem sucedida. Pois me deu todo o suporte, e esteve participando da oficina do começo ao fim, acreditando no meu trabalho, e principalmente, acreditando na importância do cordel como ferramenta de ensino, isso faz toda a diferença.
Vamos seguindo, acreditando, colocando tijolinho por tijolinho, na construção deste sonho de poesia através da literatura de cordel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário