No dia 12 de abril foi realizada a 1ª Mesa Redonda sobre produção literária em Tocantinópolis, promovida pelo Clube de Leitura Blackuot Virtual e o LABLITOC com a parceria da UFT. A mesa foi composta por escritores locais. Com a mediação do poeta e cordelista Giano Guimarães participaram da mesa a escritora Ariela Pereira, a professora e escritora Francisca Rodrigues Lopes (France), a poeta e escritora Marinalda Matias Meneses e o escritor e delegado Tiago Daniel.
O evento contou com a participação dos membros do Clube de Leitura, pais e comunidade em geral. Os participantes da mesa falaram sobre suas experiências com a escrita, sobre poesia, sobre a importância da leitura para o processo de formação do escritor, além de responderem a questionamentos dos ouvintes ali presentes.
Enfaticamente cada escritor deixou claro como a leitura foi fundamental para que cada um se tornasse um artífice da escrita, e como ler é importante não só para o processo de escrita, mas para todas as áreas de nossas vidas.
Além da leitura, outras experiências como a percepção do mundo à nossa volta, a observação do cotidiano, o olhar crítico, o conhecimento popular e tradicional e o encantamento poético, foram citados como aspectos que podem influenciar na escrita de cada um. Os escritores também falaram de onde parte a inspiração para a criação de suas estórias e poemas que nascem e são passados para o papel e para o mundo virtual. Abordou-se ainda sobre as dificuldades e desafios para formação de leitores e surgimento de novos escritores nos tempos de grande utilização das novas tecnologias e das redes sociais, além dos aspectos positivos e negativos desse novo contexto.
Com grande alegria pensamos que o evento cumpriu seu objetivo, que foi o de fomentar e incentivar a leitura e a produção da escrita dos membros do Clube de Leitura, além de apresentar ao publico alguns dos escritores locais que contribuem com a produção literária no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário